Início » ...para dias Especiais » 1º de Abril – Dia das Mentiras

1º de Abril – Dia das Mentiras

Dia das mentiras

Mentira

“A verdade jamais é pura e raramente é simples.”
Óscar Wilde

Quem pode afirmar que nunca mentiu pelo menos uma vez na vida? Se alguém se atrever a tal é porque é um verdadeiro mentiroso!

O Dia das Mentiras comemora-se por todo o mundo. É um dia oficial, pois então! É o reconhecimento da mentira como algo de importância inadiável para as nossas vidas, tal como o Dia do Teatro, o Dia do Livro, o Dia dos Namorados e muitos outros que não me lembro agora. Portanto se pensam que as mentiras são dispensáveis, tirem o cavalinho da chuva, porque elas são o suporte das sociedades. Ora vejam: os políticos que nos governam mentem desde que acordam até que se deitam, ouvi dizer que alguns chegam até a sonhar mentiras, o que é um perigo. Como pode o povo não dizer umas mentirinhas com estes exemplos? Mas estou a afastar-me da questão.

O que eu queria mesmo era debitar alguns conhecimentos da Wikipédia, sobre a origem do dia das mentiras. Ao que parece, no ano de 1582 o papa Gregório XIII oficializou o calendário Gregoriano substituindo o Juliano, criado por Júlio César, que vigorava desde 46 a.C.

Ora estas mudanças baralham o povo. Então, mais de 1600 anos a inaugurar o Novo Ano em 1 de Abril, e de repente toda a gente é obrigada a fazer as comemorações fora d’época? É caso para desmoralizar. Mas como nesse tempo, quem se atrevesse a contestar o papa tinha como prémio a fogueira, o povo resolveu – e muito bem – contornar a situação. Comemoravam alegremente o início do Ano no dia 1 de Janeiro e, quando chegava o dia 1 de Abril, desataram a enviar falsos presentes uns aos outros, convites para festas imaginárias e os mais atrevidos enviavam até cartõezinhos jocosos a entidades públicas. A moda foi plantada e pegou. Criou raízes tão profundas, que ainda hoje todos nós fazemos questão de premiar alguém com uma mentirinha no dia 1 de Abril!

Ora bom, mas como explicar que no Reino Unido e em algumas regiões da Índia se comemorasse o Dia das Mentiras, muito antes da implantação do Calendário Gregoriano? É bem provável que este dia esteja associado, na sua génese, a antigos cultos pagãos. As comemorações da Primavera eram férteis, depois da inevitável clausura do Inverno. Mas seja como for, mais inocentes, engraçadas ou graves, todos dizemos uma mentira no seu dia oficial!

9 thoughts on “1º de Abril – Dia das Mentiras

  1. Oi Luisa,

    Muito interessante. Eu não conhecia este fundamento histórico relacionado à mudança de calendário. Já tinha lido há muito tempo atrás sobre as mudanças de calendário ao longo da historia, conforme a vontade dos monarcas. Eu me lembro de ter lido até que durante essas mudanças “pularam” vários anos, mas jamais tinha lido sobre o primeiro de abril.

    bjs

    Gostar

  2. Luísa adorei saber sobre a origem deste dia…. nunca tinha pensado nisto! Heheheh
    Logo que comecei aqui no dihitt postei sobre a mentira, e lá estava que faz parte da vida social… impossível quem nunca mentiu na vida!
    Beijo no coração

    Gostar

  3. Amiga Luísa, seja lá como for que surgiu o dia da mentira, o certo é que todos nós adoramos pregar uma mentirinha nesse dia não é? E melhor ainda é quando as pessoas acreditam nessa mentira esquecendo-se do dia dela. Muito bom o seu texto. Abraços. Roniel.

    Gostar

  4. Luísa,

    Muito legal essa crônica sobre o dia da mentira.

    As vezes até esquecemos desse dia, e aí que caimos que nem patinhos… kkkkk

    Bjs.

    Rosana.

    Gostar

  5. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGA LUÍSA,
    Mais uma crônica de alto nível, e aproveito para lhe confessar que jamais passou pela minha imaginação que as origens do dia primeiro de abril aconteceu desse modo.
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    Gostar

Bote abaixo!...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s