Início » ...na minha Opinião » A Luta dos Professores

A Luta dos Professores

Professores em luta

Estou a fazer a limpeza da Primavera, que é como quem diz, estou a reorganizar os meus blogs. Encontrei este artigo que, apesar de ser de Junho/2009, me parece pertinente manter registado.

Fazendo a ronda das notícias, uma despertou-me particularmente a atenção, “Um relatório da Comissão Europeia revela que os professores portugueses em final de carreira são os mais bem pagos da União Europeia”.

O ano lectivo que passou, foi o ano do professor: eles fizeram greves, reclamaram, foi um enorme choradinho nacional porque eles, cheios de stress e depressões, a trabalharem na escola cinco horas por dia e com trinta e tal dias de férias por ano, não aguentavam ser mal pagos, não aguentavam a adolescência colectiva, não aguentavam vinte e duas crianças na sala de aula, não aguentavam ser avaliados, não aguentavam os extensos programas do Ministério da Educação e por isso tinham que os deixar a meio, não aguentavam quase nada.

Ora, com toda esta conversa, eu não estou para aqui a defender o Ministério da Educação, essa é outra questão! Estou apenas a dar os parabéns aos professores que afinal lutaram bem. De classe privilegiada que sempre foram, continuam a ser, mas agora com um salário de final de carreira, acima do nível dos da União Europeia!

Pessoas deste país, vocês que trabalham oito horas por dia, sem condições, sem privilégios, com salários miseráveis, com vinte e dois dias de férias por ano, sigam o exemplo dos professores! Chorem, mexam-se, deixem o trabalho a meio, fiquem de baixa, não aceitem as avaliações das vossas chefias, façam muito barulho porque está visto que essa é a única maneira de conseguirem um salário digno da União Europeia.

Bote abaixo!...

