Início » ...em forma de Conto » A Cebola

A Cebola

Picada entre lágrimas

Entrei na cozinha e olhei para a bancada. De relance vi que o cesto das cebolas estava cheio e fui buscar um tacho. Peguei numa faca e escolhi uma cebola média; descasquei-a e coloquei-a em cima da tábua. Os dentes de alho, de olhos arregalados, miravam a cebola descascada e ela não vai de modas: pôs-se a fazer olhinhos para os malandrins e sorriu provocadora para a faca enquanto dizia, “Vá… pica-me… pica-me se fores capaz!…”. A sirigaita! Estava mesmo convencida que conseguia seduzir aquela faca velha e cega. Sem lhe ligar importância parti-a aos quartos e depois piquei-a toda! Ai… aí é que a poltrona se pôs a chorar, e a bom chorar!… “Pois chora para aí o que quiseres, não tenho um niquinho de pena de ti!”, disse-lhe eu, já agastada com tamanha pieguice. Mas a malvada ainda chorou mais, quando ouviu o azeite a ferver ao lume. Chorou tanto, implorou e gritou com tanta aflição, que eu não resisti e comecei a chorar também.

E o azeite já estava a ferver!…

Agora não podia vacilar, com os olhos marejados, cega com o ardor, enchi-me de coragem, peguei no fino picadinho da cebola provocante, e tacho com ele!

Ela começou a ficar coradinha. Não sei se de raiva, ou prazer, porque com o azeite quente nunca se sabe… ele é muito leve e escorregadio. Quando ela já estava loira, peguei numas batatas e em duas postas de bacalhau e vá de juntar tudo no tacho. As velhacas das batatas começaram a afastar a cebola e a tentar mergulhar no azeite quentinho, foi um reboliço de todo o tamanho! O azeite, com a mania que é machão, já nem cabia em si de contente, orgulhoso do seu savoir-faire. Achava-se o maior, só porque tinha aloirado uma cebola e corado umas batatas!… O grande palerma!… As postas de bacalhau, essas, mantinham-se caladas e muito quietas a gozar o “pratinho”.

2 thoughts on “A Cebola

Bote abaixo!...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s