Início » ...na minha Opinião » O Papa e as Escolas

O Papa e as Escolas

Mafalda, quando um país se gasta, onde é que o despejam?

Hoje, quando fui buscar a minha filha mais nova à escola, aluna do segundo ano do ensino básico, ela entregou-me uma informação da professora com o seguinte conteúdo:

1º – No dia 3 de Maio não haverá aula porque a professora irá faltar, por questões pessoais. Perfeito, nada a apontar, a professora da minha filha, felizmente, é uma profissional assídua e esta será a segunda vez que a senhora falta ao trabalho, neste ano lectivo.

2º – Nos dias 5 e 7 de Maio não haverá aulas uma vez que irão decorrer os exames de aferição do 4º ano do primeiro ciclo do ensino básico. Ora, isto já custa um pouco mais a roer… não percebo muito bem porque é que o Ministério fecha a escola aos alunos do 1º, 2º e 3º anos, senão vejamos:

– Estes exames são apenas estatísticos e têm uma duração total de 1h:45m: 45 minutos de prova, um intervalo de 25 minutos e mais 45 minutos de prova.

– Já vem tudo preparado do ME. A provas para entregar aos alunos, os critérios de avaliação para a correcção da prova e as grelhas de avaliação.

– A prova de Língua Portuguesa é constituída por dezasseis perguntas de escolha múltipla, duas perguntas de resposta aberta e uma composição. Será assim tão difícil de corrigir de modo a serem necessários três professores por turma? Bem, atendendo ao stress educativo, pode ser que sim…

– Não tive acesso à média de alunos por turma, no 4º ano, mas penso que não deve exceder os 22. Para quê dividir cada turma em duas salas? Ora abóbora, as crianças têm 9 anos…

Mas tudo bem, o Ministério da Educação quer dar uma pequena folga aos professores e auxiliares e atrasar o programa dois dias, é incompreensível, mas já estamos habituados às decisões extemporâneas daqueles senhores.

Só um Milagre!

3º – No dia 13 de Maio não haverá aulas porque o Ministério da Educação decidiu fechar as escolas, uma vez que o Papa estará de visita a Fátima. Ai, esta, eu não consigo roer nem com molho de tomate! Mas o que é que tem o cú a ver com as calças? Perdão, o que é que tem a visita do Papa a ver com a educação da minha filha?

Por mais que dê voltas à cabeça, não vejo nenhum nexo nesta decisão. Se o ME tivesse decretado que estavam dispensados os alunos que quisessem fazer uma peregrinação a Fátima para ver o Papa, aí eu compreendia. Há muitos pais católicos e desses muitos um ou dois poderiam até ponderar, ir com os filhos a Fátima ver o Sumo Pontífice da igreja católica. Mas fechar as escolas? Atrasar mais um dia o programa, para depois obrigarem os professores a cumpri-lo mal? O meu medo é se isto é um precedente para fecharem as escolas cada vez que Portugal for visitado por um Chefe de Estado estrangeiro. Só espero que, com tanta devoção do ME, a Nossa Senhora de Fátima faça um Milagre!

12 thoughts on “O Papa e as Escolas

  1. Grande Luisa, mas isso não é apenas por ai … por aqui é tudo igual, qualquer motivo é motivo para que as aulas parem, e os estudantes adoram, entretanto tudo isso acaba atrapalhando o bom andamento e nós sabemos que as chamadas reposições é uma enganação.

    Gostar

  2. Calma,Luísa… Lá é como Cá… E cá é pior,porque os professores fazem greves e paralizações todo ano!Acho que é para isso que servem os milagres… nos “ensinar” algo.

    Gostar

  3. E eu achando que só tinha disso aqui no Brasil.
    Eu fico P. vida com tantos feriados que arrumam aqui. e quando querem emendar o feriado?

    Gostar

  4. Sabe que achi um baita atraso para o país tantos feriados? E quando, ainda não bastando criam outros para as escolas, fico p. da vida!
    Afinal porque prejudicar as crianças em prol de coisas que realmente não nos afetam mais??????
    Beijo no coração

    Gostar

  5. No Brasil, além de feriados, gincanas esportivas, visitas oficiais, conselhos de classe (aferição de notas e reclames dos pais), sábados, domingos, férias de meio de ano, mais três meses de férias no final de ano…ufaaa, temos que lidar com desastres naturais, traficantes que dão toque de recolher, falta de transporte escolar, dedetizção por ratos, pulgas e piolhos.

    Se você juntar todos esses fatores numa única escola…tente prever quando nossos filhos vão às aulas!!

    É um caso sério!! Com certeza, entre as crianças que vão lá, há as que terão aulas com Nossa Senhora…

    Bjs!!

    Gostar

  6. Luisa, dia 21 foi feriado (quarta) e 23 tambem (sexta). Quando foi sábado, estava com minha mae e fui 2x na caixa de correios:
    – Raios! Onde está a revista?!
    Não estava porque não era domingo e sim sabado, com tantos feriados eu pensei que já era domingo! kkkkkkkkk

    Gostar

  7. Os cromossômos políticos gritam em nossas veias.
    Mas somos mais “evoluídos”. Multiplique toda essa farra do ME por alguns milhares e chegarás próxima ao que nosso ME faz por cá.

    Um forte abraço!

    Gostar

  8. Olá Luisa:

    Aqui no Brasil já estamos bem acostumados com problemas desse tipo, já chegamos a perder um ano inteiro, em época de greves.

    Cada vez que visito os sites portugueses, constato seus problemas, corrupção no futebol e problemas na política e economia, penso que temos muito mais em comum que a nossa descendência.

    Fora isso, fica claro que os sistemas de governo são todos arcaicos, não são confiáveis. no Brasil, a única forma de se conhecer a verdade, é através da internet, por isso a internet é a pior e mais cara do mundo, custa dez vezes mais do que nos países desenvolvidos, apesar disso, a internet está fazendo a diferença, não será possível calar nossa voz.

    De minha parte, desejo muita força aos portugueses que se manifestam contra o poder desses monstros irresponsáveis.

    ABS

    Gostar

  9. Que Post Fantástico!
    AMIGA LUÍSA
    Como sempre, mais um super post que vai ao encontro de muitos, até porque a situação aí, não é muito diferente do Brasil!
    Tomara que o Santo Padre, não interfira e seja criado mais um dia Santo em sua terra Natal.
    Parabéns pelo excelente texto!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    Gostar

  10. Olá Luísa querida!
    É verdade amiga… o que o Papa tem a ver com as calças…😉 rsrs
    Acho lamentável este tipo de decisão da escola. Gostei do post. Ficou muito bom.
    Forte abraço, Fernandez.

    Gostar

  11. Olá Luisa,

    Bem vindo ao mundo real, ao mundo das desculpas, das justificativas que, sem pé e sem cabeça, nos colocam garganta afora.

    Infelizmente, estou vendo, o problema é global.

    Abraço

    Gostar

Bote abaixo!...

