Início » ...na minha Opinião » A Fragilidade dos Seres Vivos

A Fragilidade dos Seres Vivos

linda imagem sombolizndo o cosmos

Cosmos

O Universo percorre religiosamente o seu ciclo, com a sua Inteligência isenta de moral, valores, juízos ou deuses. Ele mantém as galáxias em equilíbrio. As estrelas morrem e ele não chora; os planetas nascem e ele não salta de felicidade; os cometas destroem corpos celestes e ele não julga. Tal como a Natureza. Ela, na sua imensa sabedoria, deixa os seres vivos seguirem o seu caminho sem interferir. Ela apenas sabe que tem de preservar a Inteligência nos átomos de carbono, para que cada partícula daquela energia se perpetue. É esse o seu trabalho.

Os homens são seres da Natureza, por isso tudo o que eles fazem é natural, até os seus artifícios são naturais. Mas eles foram dotados de uma inteligência mais complexa do que a dos outros seres; a responsabilidade em preservá-la e aumentá-la é a sua função natural. Por isso, cada vez o homem está aparentemente mais longe da Natureza. É assim que eles se vêm uns aos outros e se julgam, com valores estáticos há milénios. Os valores e a moral humanos não se alteram, mas a sua Inteligência sim.

Os seres humanos são frágeis, dependem do seu corpo para guardar e acrescentar valor à Inteligência colectiva. O seu corpo envelhece. As células vão morrendo, outras adoecem e algumas modificam-se. E o corpo sofre. E a alma sofre. E o seu sofrimento gera sentimentos neles próprios e nos que os rodeiam: solidariedade, piedade, amor, repugnância, medo, raiva, impotência, esperança. E são esses sentimentos que avivam a sua inteligência. É da sua irreverência e não aceitação das próprias limitações, que nascem novas hipóteses de qualidade de vida. E os seres humanos submetem-se às mais variadas experiências. E o mundo salta e a ciência avança. E a Inteligência permanece.

Os homens são seres da natureza, por isso nascem, amadurecem e morrem, tal como as estrelas.

14 thoughts on “A Fragilidade dos Seres Vivos

  1. Olá amiga Luísa!
    Uma interessante reflexão. Faz pensar sobre nossa frágil existência e o nosso legado. Em como deixar marcas e contribuir para a inteligência coletiva. Dá o que pensar.
    Gostei do texto… instiga o leitor a pensar.
    Beijos, Fernandez.

    Gostar

  2. Se a gente for analisar pela lógica dos dias atuais. Parece que os valores inverteram. Os animais estão se saindo muito mais seres humanos e os seres humanos uns animais.

    abçs

    Gostar

  3. Oi Luisa,

    Comparado aos números do universo, a duração da vida humana é efêmera. Espero que a humanidade consiga acompanhar o movimento gigantesco com isso que chamamos de inteligência.

    PS. espero que volte logo.

    Gostar

  4. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGA LUÍSA

    Uma crônica absolutamente encantadora… O mais importante é que você conseguiu abrir a caixa de segredos de duas consciências, a do universo dos homens e a dos homens do universo.
    Parabéns por mais um magnífico post!
    Abraços,
    LISON.

    Gostar

  5. Lú,

    O Universo segue seu curso independente da nossa existência. Nós é que temos que nos adequar e aceitar que a natureza é parte integrante de nossa vivência, isso é sinal de inteligência. A natureza por si só, age com uma inteligência efêmera, mas muito mais eficaz do que a nossa, pois segue seu caminho, refazendo-se, transformando e recuperando a sua perpetuação. E que ninguém a perturbe, temos visto nas nossas cidades e nos jornais do que ela é capaz.

    Beijocas
    Cris

    Gostar

  6. Não importa se você acha que tem tudo planejado. Não importa quantos livros você leu sobre a felicidade. Haverá momentos em que a vida não está dando “certo”. Mas aqui uma coisa: A luta não é ruim, o ruim é a resistência a ela.
    Deixe o “O Universo percorre religiosamente o seu ciclo…”
    Luísa um beijinhos e muita boa sorte.
    Eninha Campos

    Gostar

  7. Oi Luísa, linda postagem! Penso que a fragilidade humana pode ser sua força. E se o ser humano conseguir utilizar sua inteligência e percepção da efemeridade da sua existência, para tornar sua trajetória de vida um momento mágico encravado na eternidade, sua passagem por aqui não terá sido em vão.

    A natureza é sábia, nos permite seguir livremente, mas também em algum momento nos responsabilizará pelos nossos desatinos e faltas de cuidado com aquela que nos alimenta o ser.

    O Universo conspira a nosso favor, nunca esqueça disso, por mais que em nossos momentos de cansaço possamos ficar perplexos, algumas vezes.

    Bjs

    Gostar

  8. Que lindo eu blog, os textos, mais lindos ainda! Ví que vc não tem caixinha do google friends..não vou conseguir te seguir, pois o blogger bloqueou seguir através da blogroll dizendo que atingi o limite máximo.. que pena..

    bjos

    Gostar

  9. Oi,
    Lu,
    gostei muito desse texto e acho que diante dos mistérios e força do universo somos menores que um grãozinho de areia…
    Parabéns pelo post.
    Bjos

    Gostar

  10. Saudações Fraternas!
    Passei para lhe desejar um domingo muito especial…Muita saude e paz para você toda a família!
    Abraços,
    LISON.

    Gostar

Bote abaixo!...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s