Início » ...na minha Opinião » O Pinheiro

O Pinheiro

Acordei, mas não ousei mexer-me. Abri os olhos lentamente, antecipando a excitação do que iria ver. Fechei-os outra vez mortificada. O cenário era o mesmo. A mesma parede cor-de-rosa erguia-se à minha frente como um monstro encarpado, a cada dia mais temível. Estremeci. E eu que tinha sonhado com uma parede azul!… Levantei-me lentamente e procurei outro cenário, e outro e outro. Ahh não, a minha personagem hoje não iria actuar ali. A rábula do almoço  a tempo e horas estava gasta e sem sabor.

Vagueei pelo parque e encontrei um pinheiro bravo. Os pinheiros bravos são melhores do que os mansos porque são politicamente incorrectos; ficam calados e só respondem quando são espicaçados. Também dizem impropérios para eles próprios, mas eu não os oiço.

– Podes pedir àquela nuvem que parece uma almofada, para pousar na tua copa? É que eu queria lá sentar-me e como tu não és muito confortável…
– Ora essa… agulhas são agulhas, querias o quê, plumas de cisne?
– Ora, não te zangues, eu peço se faz favor!
– Tá bem, tá bem… mas não fales comigo, não gosto de conversas!
– Prometido.

Subi ao pinheiro e saltei de bruços para a nuvem. Ela acolheu-me naquele algodão húmido, suspenso sabe-se lá de onde e eu rebolei e saltei, até cair nos seus braços, completamente exausta! Depois sentei-me e observei. O teatro era diferente visto do alto do pinheiro, os actores eram mais pequenos e pareciam todos iguais. Mas não eram. Era apenas a ilusão de quem vê de cima. Olhei com atenção.

Mesmo à minha direita estava um casal a discutir, ele pegou-lhe nos braços e abanou-a, ela chorou e esgatanhou-o; e pronto, ali terminava um belo e promissor amor. Ela ainda chamou pelo Defensor para meter uma cunha, mas ele, “népia”, é contra. Nem Defensor, nem Nobre, nem Alegre, nem Lopes. Nenhum deu Cavaco. Nem é de estranhar, eles só aparecem quando há muitas câmaras, jornalistas e microfones. Aposto dez contra um, que nenhum vai falhar às entrevistas com a Judite de Sousa! Bom, mas voltando ao casalinho de namorados, como a rábula dos candidatos não tinha actores suficientes, cada um foi para seu lado trocar de roupa. Tinham mais cenas para representar.

Mesmo à minha frente, podia ver uma velhinha a passear o gato pela trela; um animal muito bem treinado! Andava à sua frente, com aquele ar de gato, um tanto feloso mas orgulhoso da sua autoridade. Entre um ronronar mimalho e uma sapatada de garras afiadas, lá ia guiando a velhinha para o novo aeroporto de Lisboa, obra parada, ao que parece “sine die”. Velhaco o gatinho; a sorrir, naquele sorriso de gato, acabou de magicar que no próximo passeio, vai levar a pobrezinha até à segunda fase das obras do metropolitano do Porto. Se calhar são pensamentos de gato, no entanto, parece-me ter lido em qualquer lado, que o António Mendonça garantiu, que a prioridade do Governo são projectos com impacto económico mais imediatos, e que este, coitado, ficava parado.

Mesmo à minha esquerda, deitado num banco, dormia um homem. Não sei se era novo ou velho, pois estava todo enrolado em jornais e bocados de cartão. Ora este ser não tem história, é apenas um figurante.



Keane – Somewhere Only We Know

6 thoughts on “O Pinheiro

  1. Oilá,bela Lu… Foi uma surpresa maravilhosa pra mim,ler-te, ver-te, naquele recado deixado no “de qui tu laif” e,
    mais ainda maravilhado fiquei,quando vi a data deste seu Post q acabo de “degustar”, tendo sido trazido eu até aqui, pelo link do seu nome,Luísa L. Gostei,combina mais com a sua pegada profissional.Que beleza; então, perfeição é saber q continuas tu,apesar dos “entraves” familiares ou sociais,q espero terem ficado mais brandos, ainda continuar fazendo, criando, compondo, explicitando coisas e partes da alma,do espírito,e da mente humanas,q muitos,por simples questão de não querer Viver realmente, nem desconfiam existir… Mais sorte tenho eu,em ser um dos seus muitos fãs verdadeiros e adorar o q tu escreves.

    Eu tbm ando afastado e sumido de “virtualidades”, todas. Mas nunca esqueço a “essência”, a verdade das coisas.

    Desejo pra vc e todos que estão próximos, tudo de bom neste novo ano;e que possamos “tomá-lo” em breve,como parte de uma boa safra!

    P.S. Na verdade,içço deveria ser um e-mail,mas fica sendo só 1 comentário,rs! Adorei o texto e o vídeo.

    Gostar

  2. Radi,

    Muito obrigada pelas tuas palavras! 🙂
    Para já estou a reorganizar a “escrita”. Isto, aliado ao facto de dispor de menos tempo para as “virtualidades”, faz com que não poste com a regularidade que gostaria. Mas tenho escrivinhado algumas ideias no meu bloco-notas que, espero, durante este ano de 2011, possa transformar em histórias.
    Mas de histórias, estórias e promessas está o povo farto… rsrs, e com as presidenciais à porta, há sempre assunto para mais um post!

    Desejo de todo o coração que o teu 2011 te proporcione uma colheita farta, seja lá o que for que te apeteça! 🙂

    Grande abraço

    Gostar

  3. Ola Luisa.
    Antes de mais desejar-te um Feliz Ano 2011.
    Apesar destes actores falhados desta tragédia cada vez mais grega.
    Actores ja vistos sem nada para nos dar senão lançarem mais e mais figurantes…
    Esta peça tem cada vez mais figurantes. Temos de mudar o encenador e todos estes actores antes que comece o 2º acto.
    ja tinha saudades da tua escrita.
    Beijinho.

    Gostar

    • Manuel,

      Feliz e Próspero Ano Novo para ti! 🙂

      Sinto-me em falta contigo, mas não me tem sido possível por a nossa conversa em dia. 😦 O meu ano não começou mal de todo, 😀 , mas depois falamos!

      Pois é, meu amigo, os nossos figurantes são muito mais do que aqueles que vimos. Infelizmente, a grande maioria não tem a coragem de se enrolar em jornais e limitam-se a definhar fechados em casa, ou então sobrevivem do pouco que os vizinhos e amigos lhes podem oferecer. Há muita pobreza envergonhada no nosso país!

      Beijinho e obrigada pela tua presença.

      Gostar

  4. Olá Fernanda!

    Muito obrigada pela visita e estás à vontade para colocar-me nas tuas indicações. Eu gostei muito dos teus “olhares”, tanto no conteúdo como na estética, por isso também vou recomendar!

    Beijos
    Luísa

    Gostar

Bote abaixo!...

