Início » ...em forma de Conto » Uma Garrafinha Cheia de Nada

Uma Garrafinha Cheia de Nada

Tenho uma garrafinha de cristal muito elegante e delicada. Ela está cheia de Nada.

É linda a minha garrafinha cheia de Nada. Umas vezes é cor de fogo, outras azul com nuvens brancas. Tem gravada uma roseira brava que, ora dá rosas vermelhas de sangue, ora lhe crescem umas brancas de neve.

A rolha é em forma de lágrima, mas não chora. É uma rolha sorridente, colorida como o arco-íris.

Há quem pense que a minha garrafinha está cheia de Tudo, mas é ilusão, ela é uma garrafinha cheia de Nada. Se estivesse cheia de Tudo não era uma garrafinha, era um frasco alto ou um pote bojudo cheio de Tudo. É que o horizonte do Tudo e do Nada estão na imaginação. No que quisermos lá meter. Na garrafinha cheia de Nada.

Ontem destapei a minha garrafinha cheia de Nada e o Nada entornou-se. Desapareceu. E para ali fiquei eu com a garrafinha na mão, de Nada entornado. Parece uma coisa de nada, mas para mim é tudo; também para a minha garrafinha, que agora está vazia de Nada. Do nada surgiu-me a ideia do Nada procurar. E lá fui eu.

À cata, à cata Maria Sapata… perdi uma coisinha que me faz muita falta! Essa coisinha é o Nada… Cantei eu, baixinho, no ritmo próprio das feiticeiras. E repeti três vezes, sempre na cadência apropriada para a magia se realizar.

– Estou aqui, senhora! Ei!… olhe nesta direcção, estou aqui. – Gritou o Nada da minha garrafinha. Estava dentro de alguma coisa, ou de fora de coisa nenhuma.
– Mas onde? – Respondi feliz, cheia de esperança de nada.
– Aqui! Mesmo entre o Sol de fogo e a roseira brava.
– Mas onde estão as rosas?
– As rosas estão lá. Agora são brancas de neve… repare!…
– Mas então, porque fugiste de dentro da garrafinha cheia de nada, Nada?
– Porque imaginei libertar-me da inexistência de Tudo. Estava cansado da ausência de espaço e do vazio do Nada. Ou seja: de mim mesmo!
– Nada, não te atormentes com pormenores improfícuos. A liberdade do Nada passa pela aniquilação do Tudo. É tudo ou nada.

Bem, aquelas palavras eram só para animar o Nada, porque o Nada é  Tudo. Mas eu gosto muito dele. E o Nada lá entrou dentro da garrafinha. Depois coloquei a garrafinha cheia de Nada em cima do toucador. A rolha em forma de lágrima sorriu-me em jeito de mar.

10 thoughts on “Uma Garrafinha Cheia de Nada

    • Depende de quem lê. O sentido das palavra está naquilo que queremos ver nelas. São como Deus. Cada qual vê-o da maneira que mais lhe agrada. Há até quem não o veja. Outros ainda simplesmente não querem vê-lo.

      Obrigada pelo comentário!🙂

      Gostar

  1. Ola Luisa.
    Qual a diferença entre Tudo e Nada? Quando se diz “não ter Nada” é… ter Tudo? E a tua garrafa estava cheia de Nada ou vazia de Tudo? RSRSRS.
    Beijinho.

    Gostar

  2. Fiquei encantado com o texto amiga.
    O texto me chamou muito a atenção, pois minha esposa tem uma garrafinha, tipo a da ilustração do post, e obviamente está cheia de … nada.🙂 rs
    Já repassei o link para ela ler.
    Abraços minha amiga.
    Fernandez.

    Gostar

  3. Luisa, voce me desculpa, estou meio que ausente, tentando me empurrar para fazer alguma coisa, como ler, escrever e ate comer. Sei que entende…. beijinhos

    Obs.: eu adoro esta musica.

    Gostar

  4. Eu tinha uma garrafinha cheia de Nada. Era de cristal, presente de casamento.Ficava lá, guardada na estante, enfeitando as paredes de madeira.

    Tinha um peso enorme e quando era dia de faxina, o medo de quebra-la, obrigou-me a guarda-la mais guardada ainda. Por isto, foi pra o baú, embrulhada em muitas folhas de jornal, pra não quebrar.

    Um dia, pensando nisto, descobri que esta atitude a faria, além de ser cheia de Nada, ser nada, por não preencher nem aos olhos.

    Hoje, ela esta de volta a cristaleira. Cheinha e cheirosa de Cachaça, da boa, da terra. Agora, reluz o líquido dourado e quando partilhada, aumenta as gargalhadas. Já não tenho medo que se quebre. Um dia tudo se vai mesmo!

    Bjs pelo lindo texto! Vc escreve divinamente.

    Valéria

    Gostar

  5. Belíssimo texto, o tudo e o nada podem estar diretamente relacionados, depende do momento, da pessoa, do lugar, do estado de espírito…
    Eu, assim como o José Sidney, também aceito um gole dessa tua garrafinha cheia de nada rs, beijos.

    Gostar

Bote abaixo!...

