Início » ...em forma de Conto » Intimidades com o 112

Intimidades com o 112

Serviço de Urgência

– Vou morrer… estou a morrer… Chama o 112…

– Não vale a pena, se estás quase morto é melhor chamar a agência funerária… (em tom que pretendia ser de brincadeira, mas saiu um tanto azedo e cansado)

(som de vómito… nada saiu, era só agonia)

– Por favor, chama o 112…

– Vou chamar… (contrafeita)

– Obrigado… obrigado… (em surdina e a carpir)

– Estou?! Boa noite, peço desculpa por estar a incomodar, mas o meu marido, está a passar mal…

– Minha senhora, vou só fazer-lhe umas perguntinhas rápidas… Está a falar-me de onde?

– Lisboa, tal e tal…

– Quantos anos tem o seu marido?

– 45.

– Agora diga-me o que aconteceu.

– Vou morrer… (som de fundo em surdina)

– O meu marido tem uma úlcera no estômago, sabe que não pode abusar de certos alimentos, mas abusou (e de que maneira!), para dizer a verdade, ingeriu até alguns que lhe estão proibidos. Posto isto, está agoniado e a vomitar desde as três da manhã, portanto há duas horas, está exausto e agora começou a cismar que vai morrer.

– A senhora acompanhou-o desde que ele começou a ficar doente?

– Sim.

– Notou algo diferente no vómito, sangue vivo ou um pouco mais escuro?

– Não, pareceu-me simplesmente o jantar. Acontece que, quando cospe (não é quando vomita), saem uns laivos de sangue vermelho.

– Estou a esvair-me em sangue… (som vindo da casa de banho)

– Isso é normal devido ao esforço de vomitar.

– (Foi o que eu pensei…) Também vomita qualquer golo de chá ou água que ingira.

– Absolutamente normal. Pensa que é mesmo necessário mandar aí uma ambulância? A senhora não pode levá-lo ao hospital de manhã?

– Claro que posso, só liguei porque ele insistiu e não valeria de nada ser eu a dizer, que não valia a pena.

– Então vai fazer assim… (rol de instruções para acalmar os vómitos e hidratar a criatura quase morta, até chegar a hora de ir ao médico…)

– Vou morrer… (baixo mas audível)

– Muito obrigada e peço desculpa por estar a incomodar com um caso de pura irracionalidade, quando vocês têm tantos acidentes, enfartes, crianças e idosos para socorrer.

– Ora essa minha senhora, esta também é a nossa função, ajudar no que nos for possível, em casos onde a urgência não é extrema. As melhoras do seu marido e não hesite em ligar de novo se o quadro se alterar, ou se tiver alguma dúvida.

– Muito obrigada pela atenção e tenha um bom dia!

———

Confesso que fiquei agradavelmente surpreendida com a eficácia do atendimento do 112. Prontidão e eficiência foi o que este serviço, pela primeira usado por mim, me transmitiu.

12 thoughts on “Intimidades com o 112

  1. Pingback: Ver! | Blog | Intimidades com o 112

  2. Fizeste um bom treinamento então, espero que não precise usar em uma real emergência!

    (Não é o que pensa o pobre marido esvaindo-se em sangue, não foi satisfatoriamente atendido em seus anseios moribundos, homem é tão fraquinho!)

    Beijos, Luisa!

    Gostar

  3. OI Luisa minha amiga… quanta diferença do nosso sistema de saúde daqui…eficiência, agilidade e educação é o que menos vemos…heheheheh
    Homens… homens…. abusam de tudo o que não pode e depois querem morrer!
    Beijo no coração

    Gostar

    • Valéria, eu fiquei também admirada, pois, duma maneira geral, estes serviços gozam de má fama. Mas foram simplesmente impecáveis e eficientes. Talvez tenha tido sorte… espero é nunca mais ter de ligar para lá!

      Quanto ao sexo forte… nem há muito mais a dizer! 😛

      Grande beijinho!

      Gostar

  4. Ainda bem que tudo funcionou, o gajo não morreu e ainda sobrou uma historinha para você nos contar. Aqui no Brasil o telefone é o 192 e essa conversa que não funciona não é tão verdadeira assim. Passei algumas horas no pronto socorro da minha cidade, meu irmão estava sendo atendido, e percebi que a chega uma ambulância atrás da outra, falando sério, é um número muito grande de emergência, pelo que pude notar, então acho que funciona sim, claro que para quem está com o problema o atendimento será sempre demorado.

    Gostar

Bote abaixo!...

