Início » ...na minha Opinião » A ignorância e a fé

A ignorância e a fé

As frases feitas proliferam nas redes sociais. Em muitas delas encontro algum conteúdo, noutras bastante, mas na grande maioria não vejo nada mais do que palavras bonitas, sem qualquer conteúdo digno de um segundo olhar. No entanto há frases feitas que são de uma lucidez extraordinária para a compreensão de certos conceitos que, de uma forma geral, suscitam alguma polémica na sua avaliação. É o caso da fé.

A fé, na minha opinião, é uma palavra que encerra em si o conceito de crença cega, ou seja a certeza em algo que não se pode ver ou avaliar, a fé na palavra de Deus leva-nos a uma vida cheia de alegria e prosperidade, não é raro ouvirmos ou lermos belas frases idênticas a esta, que mais não são do que um desejo humano – a felicidade – cuja concretização é posta nas mãos de Deus – ser ou ideia completamente indemonstrável -, o qual, como contrapartida, pretende apenas que as pessoas acreditem cegamente na sua palavra, ou seja, acreditem de forma inabalável sem dar crédito a qualquer dúvida interior, isto é que tenham fé.

Recentemente num forum que frequento, onde se debatem entre outros temas a religião, um dos membros adotou um avatar, talvez para solidificar os seus ideais cristãos, o qual, na minha opinião, é demonstrativo do verdadeiro valor da fé. A fé é um conceito fechado, um ninho, uma espécie de mecanismo que castra a curiosidade mas simultaneamente dá o aconchego da ilusão de felicidade.

Frase feita

Frase feita

  • Será que a fé é fruto da ignorância deliberada?

  • Se a ignorância é deliberada, quem a delibera?

  • Não é a fé uma crença inabalável?

  • Se é uma crença inabalável, por quê o receio do seu enfraquecimento?

  • A ignorância enriquece a fé?

  • A fé enfraquece com o conhecimento?

  • Mas afinal o que é a fé?

 

Advertisements

2 thoughts on “A ignorância e a fé

  1. Penso que a fé seja independente de religião. Você crer que algo acontecerá, mesmo em meio a tantas dificuldades, nada mais é do que fé. As pessoas costumam relacioná-la com religião, eu acredito que ela está acima de tudo isso. É uma crença cega sim, porque a pessoa acredita naquilo que ainda não é real, mas pode ser.
    Beijos.

    Liked by 1 person

Bote abaixo!...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s